Sorteio é sorteio!
Mesmo quando não é puro, decorrento com inúmeras condicionantes, devidas desde logo aos
rankings das equipas na Uefa, à necessidade de não juntar equipas do mesmo país no mesmo grupo, mas também a outros factores, como o
lobbie das televisões que "obriga" às divisões em grupos azuis e vermelhos, entre outras...
O método não será o mais perfeito mas é o utilizado há vários anos daí não haver necessidade de, agora, estarem a apontar-se falhas...
Dada a valia das equipas presentes, não havia muito por onde escolhar mas mesmo assim o sorteio não foi, teoricamente, o melhor para as cores azuis e brancas.
Na minha opinião os grupos mais fáceis serão o D e o E, onde Manchester United e Arsenal, respectivamente, não terão grandes dificuldades em impôr o seu natural favoritismo.
Pelo contrário, os grupos A e C serão talvez os mais equilibrados, aqueles em que mais difícil parece ser apontar os dois clubes que passarão à fase seguinte.
No grupo A, talvez aquele em que o valor dos quatro clubes seja mais próximo, existirão certamente contas apertadas a fazer uma vez que Deportivo, Liverpool, Mónaco e Olympiakos são equipas habituadas às competições europeias, com legítimas expectativas de atingirem os oitavos de final.
No grupo C, Bayern Munique, Juventus e Ajax serão gigantes à procura do primeiro lugar, embora não se possa esquecer o Maccabi Telavive, que pode causar problemas aos favoritos.
Nos restantes grupos espera-se a passagem dos clubes com mair
ranking, embora haja sempre lugar para surpresas.
Quanto ao grupo H, onde está colocado o
FC Porto a luta será muita embora os Dragões e o Chelsea sejam os principais candidatos a seguir em frente.
E no Chelsea começam as dificuldades... Um clube que se reforçou muito e bem neste defeso, com jogadores de grande qualidade e uma equipa técnica excelente, que conhece o FC Porto como a palma das suas mãos. E este é o factor que mais temo nas partidas com o Chelsea, uma das razões pela qual preferia evitar este adversário nesta fase.
De facto, muitas grandes equipas poderiam calhar em sorte ao FC Porto, todas com excelentes jogadores, capazes de causar grandes dificuldades. Daí que o factor de desiquilibrio seja Mourinho e o seu conhecimento dos mecanismos azuis e brancos.
No entanto, será um prazer rever no estádio do Dragão profissionais que tanto deram ao clube num passado recente, e certamente serão muito bem recebidos! Mas isso é só lá para Dezembro, numa altura em que espero FC Porto e Chelsea tenham já o apuramento garantido.
No que toca ao PSG, é mais uma equipa francesa, a que faltava aos dragões, depois de no ano passado ter jogado contra Marselha, Lyon e Mónaco!
Uma equipa com os seus trunfos mas que parece não ser o suficiente para derrotar um FC Porto ao seu nível.
Por fim, o CSKA de Moscovo, equipa com a qual os azuis se estream, já no mês de Setembro.
É uma equipa de leste que tradicionalmente esconde alguns perigos, sendo sempre um pouco imprevisível o confronto com estas equipas.
No entanto, mais uma vez, em condições normais o FC Porto será favorito no confronto com os russos.
Tal como referi no post anterior poderá ser positivo começar em casa, com a equipa teoricamente mais fácil, para garantir os primeiros pontos e embalar para uma carreira positiva na Europa.
Veremos como correm as coisas, mas o Campeão Europeu terá que assumir o favoritismo a qualificar-se no seu grupo e a discutir um lugar mais à frente nos jogos a eliminar.