segunda-feira, agosto 30

Mudanças nos Dragões

Esta tarde os sites dos diários desportivos nacionais anunciam algumas mexidas no plantel dos Dragões.

Em primeiro lugar confirma-se o empréstimo de Marco Ferreira ao Vitória de Guimarães durante uma época. Mas até aqui nada de novo, já era esperada esta transferência após a divulgação da lista de dispensados.

Mas as novidades começa a aparecer de seguida, desde logo com o anúncio da saída de Rossato a caminho da Real Sociedad, a título definitivo.

A outra novidade é que Luís Fabiano está prestes a assinar pelo FC Porto, concretizando-se assim um interesse que já vinha desde a pré-temporada.

E se quanto a Fabiano creio que pode ser um bom negócio pois é um jogador de renome no Brasil, internacional pelo seu país e capaz de acrescentar algo ao, até agora, frágil ataque dos azuis, já a saída de Rossato não me parece muito normal.
Mais um jogador que foi contratado este ano a ser dispensado ainda antes do início da Superliga não é um bom sinal...
O esquema de contartações não foi o melhor, embora existam atenuantes devido ao processo de passagem de dois treinadores diferentes em tão pouco tempo pelo clube, isto sabendo-se que algumas destas contratações tiveram ainda o dedo de José Mourinho.

Mas veremos como evoluem as coisas... Embora creia que o FC Porto necessita urgentemente de estabilidade, coisa que nos últimos dois anos não faltou e tantos títulos deu...

_________________________________
Filipe Queirós @ 18:49  

domingo, agosto 29

Por Inglaterra...

... continua um Arsenal imparável, a jogar bom futebol e a golear facilmente... A ver vamos com adversários mais cotados mas a equipa de Henry e seus pares parece muito sólida, a praticar neste momento um futebol fabuloso!

O Chelsea continua também a cumprir. Sem a espectacularidade do Arsenal mas ainda assim conta por vitórias os jogos disputados. E tendo em conta que já defrontou um rival directo na luta pelo título mais assinalável é o feito.
Depois de sofrer um golo (o primeiro no campeonato, e consequentemente estar em desvantagem pela primeira vez), conseguiu dar a volta ainda antes do intervalo e depois gerir o jogo da melhor maneira.
Boas exibições de Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho e também Tiago.
Já o Porto de Mourinho na última época foi manos espectacular, mas ainda assim eficaz. É isso que os azuis de Stamford Bridge parecem demosntrar neste arranque da Liga Inglesa.

Já o Manchester United continua longe daquilo que habituou... Com uma equipa ainda sem nomes importantes esteve a perder durante gande parte do jogo, conseguindo apenas empatar já em tempo de compensação. A ver vamos como evolui mas para já parece num patamar inferior ao dos seus mais directos competidores.

_________________________________
Filipe Queirós @ 09:42  

Superliga

Já começou o campeonato nacional de futebol.
A bola já rola nos relvados portugueses e começam a matar-se as saudades de um Verão sem futebol de clubes.

No arranque da Superliga o Belenenses deixou muito boas indicações, espreitando uma época bem mais tranquila que a do ano passado.
Por sua vez o Marítimo tem ainda muito a melhorar, necessita urgentemente de um ponta de lança, e tem que evoluir bastante, tendo em conta que vai participar também na Taça Uefa.

Também o Sporting já entrou em acção e cumpriu ao derrotar o Gil Vicente por 3-2.
Depois de uma primeira parte a bom nível, com o jogo totalmente controlado, os leões facilitaram em lances de bola parada e não fosse Liedson as coisas poderiam ter-se complicado.
O Gil Vicente entrou com medo do leão, mas na segunda metade melhorou um pouco e criou mais dificuldades. Tem um técnico atrevido e a ver vamos como se comportará nos seguintes jogos do Campeonato.

Estes dois jogos foram uma boa amostra do futebol que se quer para a Superliga, golos, poucas paragens, jogo fluído e acima de tudo desportivismo.
Que continue assim!

_________________________________
Filipe Queirós @ 09:36  

Supertaça Europeia

Com um atraso, é certo, mas não podia deixar de comentar a Supertaça Europeia, onde o FC Porto foi derrotado pelo Valência.

As coisas não correram, definitivamente, bem... Depois de uma vitória tremida sobre o Benfica que ainda conseguiu disfarçar muita coisa, no jogo com o campeão espanhol as fragilidades que o FC Porto ainda denota ficaram bem patentes.

A equipa entrou apática no jogo, sem conseguir estabilizar a posse de bola, sem estruturar jogadas os dragões jogaram um futebol bastante confuso.
Com algumas pedras importantes claramente fora de forma (Maniche é um exemplo, Hugo Leal também anda perdido na equipa), nunca foi possível aos dragões assumirem o controle do jogo. ser a equipa mandona e a pressionar alto que foram no passado.

Um outro erro talvez tenha sido a forma como Fernandez estruturou tacticamente a equipa. Os quatro jogadores de meio campo nunca se entenderam muito bem e na frente POstiga continua ainda longe do que nos habituou no FC Porto.
Também a preterição de Quaresma tenha sido outro dos erros, visto que o jogador se encontra em boa forma e seria fundamental para abrir o ataque portista.

O FC Porto cometeu muitos erros, o que é fatal a este nível, tendo o Valência aproveitado muito bem as distrações (ou falta de coordenação) da defesa azul para facturar dois golos em alturas chave do encontro.
Também no ataque as coisas estiveram longe de correrem bem... Os dragões criaram poucas oportunidades, remataram pouco e pior ainda não aproveitaram (as raras) ocasiões para marcar (que dizer do cabeceamento de Maniche mesmo em frente ao guardião espanhol?).

Por fim, também no banco a atitude não foi a melhor. Fernandez demorou muito tempo a reagir, demorou muito a meter Quaresma.
Não se percebe ainda como, a perder por 2-1 e a bombear bolara para a área não coloca em campo mais um homem avançado, optando por fazer apenas duas substituições.

Há ainda muito a melhorar...
Com o adiamento da primeira jornada e a paragem para os compromissos das Selecções, espera-se para a abertura da Superliga um FC Porto melhor, mais entrosado e a praticar melhor futebol.

_________________________________
Filipe Queirós @ 09:23  

sexta-feira, agosto 27

Taça Uefa

Já são conhecidos os adversários das equipas portuguesas na 1ª eliminatória da Taça Uefa.
A sorte ditou:

Hearts vs Sp. Braga

Banská Bystrica vs Benfica

Sporting vs Rapid Viena

Sevilha vs Nacional

Rangers vs Marítimo


Vamos ver como se sairão as equipas nacionais nesta competição da Uefa...

_________________________________
Filipe Queirós @ 12:18  

quinta-feira, agosto 26

Desta vez não houve medalha...

Na final dos 200m, o português Francis Obikwelu foi 5º classificado, ficando afastado das medalhas, ao contrário do que tinha acontecido na prova dos 100m.

Com uma atitude inqualificável, o público grego atrasou o início da corrida em alguns minutos, visto que não fez o silêncio devido, perturbando a concentração dos atletas.

Foi, assim, um Francis Obikwelu cansado, muito desgastado pelo elevado número de corridas a que foi sujeito (4 nos 100m e, com esta final, outras tantas nos 200m, em poucos dias), e também debilitado por uma gripe que fez com que o atleta estivesse com febre durante o dia de ontem e acabou assim por contribuir para este resultado àquem do esperado.

Mesmo assim, uma palavra para o fantástico desempenho do velocista luso, que atingiu em Atenas marcas fantásticas, colocando pela primeira vez Portugual no mapa da velocidade a nível mundial!

_________________________________
Filipe Queirós @ 21:47  

Comentário ao Sorteio da Champions League

Sorteio é sorteio!
Mesmo quando não é puro, decorrento com inúmeras condicionantes, devidas desde logo aos rankings das equipas na Uefa, à necessidade de não juntar equipas do mesmo país no mesmo grupo, mas também a outros factores, como o lobbie das televisões que "obriga" às divisões em grupos azuis e vermelhos, entre outras...

O método não será o mais perfeito mas é o utilizado há vários anos daí não haver necessidade de, agora, estarem a apontar-se falhas...

Dada a valia das equipas presentes, não havia muito por onde escolhar mas mesmo assim o sorteio não foi, teoricamente, o melhor para as cores azuis e brancas.

Na minha opinião os grupos mais fáceis serão o D e o E, onde Manchester United e Arsenal, respectivamente, não terão grandes dificuldades em impôr o seu natural favoritismo.

Pelo contrário, os grupos A e C serão talvez os mais equilibrados, aqueles em que mais difícil parece ser apontar os dois clubes que passarão à fase seguinte.
No grupo A, talvez aquele em que o valor dos quatro clubes seja mais próximo, existirão certamente contas apertadas a fazer uma vez que Deportivo, Liverpool, Mónaco e Olympiakos são equipas habituadas às competições europeias, com legítimas expectativas de atingirem os oitavos de final.
No grupo C, Bayern Munique, Juventus e Ajax serão gigantes à procura do primeiro lugar, embora não se possa esquecer o Maccabi Telavive, que pode causar problemas aos favoritos.

Nos restantes grupos espera-se a passagem dos clubes com mair ranking, embora haja sempre lugar para surpresas.

Quanto ao grupo H, onde está colocado o FC Porto a luta será muita embora os Dragões e o Chelsea sejam os principais candidatos a seguir em frente.

E no Chelsea começam as dificuldades... Um clube que se reforçou muito e bem neste defeso, com jogadores de grande qualidade e uma equipa técnica excelente, que conhece o FC Porto como a palma das suas mãos. E este é o factor que mais temo nas partidas com o Chelsea, uma das razões pela qual preferia evitar este adversário nesta fase.
De facto, muitas grandes equipas poderiam calhar em sorte ao FC Porto, todas com excelentes jogadores, capazes de causar grandes dificuldades. Daí que o factor de desiquilibrio seja Mourinho e o seu conhecimento dos mecanismos azuis e brancos.
No entanto, será um prazer rever no estádio do Dragão profissionais que tanto deram ao clube num passado recente, e certamente serão muito bem recebidos! Mas isso é só lá para Dezembro, numa altura em que espero FC Porto e Chelsea tenham já o apuramento garantido.

No que toca ao PSG, é mais uma equipa francesa, a que faltava aos dragões, depois de no ano passado ter jogado contra Marselha, Lyon e Mónaco!
Uma equipa com os seus trunfos mas que parece não ser o suficiente para derrotar um FC Porto ao seu nível.

Por fim, o CSKA de Moscovo, equipa com a qual os azuis se estream, já no mês de Setembro.
É uma equipa de leste que tradicionalmente esconde alguns perigos, sendo sempre um pouco imprevisível o confronto com estas equipas.
No entanto, mais uma vez, em condições normais o FC Porto será favorito no confronto com os russos.
Tal como referi no post anterior poderá ser positivo começar em casa, com a equipa teoricamente mais fácil, para garantir os primeiros pontos e embalar para uma carreira positiva na Europa.

Veremos como correm as coisas, mas o Campeão Europeu terá que assumir o favoritismo a qualificar-se no seu grupo e a discutir um lugar mais à frente nos jogos a eliminar.


_________________________________
Filipe Queirós @ 20:52  

Calendário do Grupo H

Já está definida a ordem dos jogos do FC Porto no Grupo H da Liga dos Campeões 2004/05.

Assim, o FC Porto começa em casa, frente ao CSKA, o que pode ser bom para entrar bem, conseguir a primeira vitória e embalar, rumo a altos voos!

1ª Jornada: (14 e 15 Setembro)
PSG - Chelsea
FC Porto - CSKA

2ª Jornada: (28 e 29 Setembro)
CSKA - PSG
Chelsea - FC Porto

3ª Jornada: (19 e 20 Outubro)
Chelsea - CSKA
PSG - FC Porto

4ª Jornada: (02 e 03 Novembro)
CSKA - Chelsea
FC Porto - PSG

5ª Jornada: (23 e 24 Novembro)
Chelsea - PSG
CSKA - FC Porto

6ª Jornada: (07 e 08 Dezembro)
PSG - CSKA
FC Porto - Chelsea

_________________________________
Filipe Queirós @ 20:38  

Sorteio da Champions League

Está definido o alinhamento da próxima edição da Uefa Champions League, a mais importante prova europeia de clubes.

E assim ditou o sorteio:


GRUPO A

Deportivo Corunha

Liverpool

Mónaco

Olympiakos



GRUPO B

Real Madrid

AS Roma

Bayer Leverkusen

Dinamo Kiev



GRUPO C

Bayern Munique

Juventus

Ajax

Maccabi Telaviv



GRUPO D

Manchester United

Lyon

Sparta Praga

Fenerbahçe



GRUPO E

Arsenal

Panathinaikos

PSV

Rosenborg



GRUPO F

Barcelona

AC Milan

Celtic

Shakktar Donetsk



GRUPO G

Valência

Inter

Anderlecht

Werder Bremen



GRUPO H

FC PORTO

Chelsea

PSG

CSKA



_________________________________
Filipe Queirós @ 16:18  

Convocatória da Selecção Nacional

Aí estão os primeiros jogadores escolhidos por Scolari pós-Euro 2004.

Para o início da qualificação para o Mundial de 2006,que se inicia com jornada dupla (dia 4 Setembro com a Letónia e quatro dias depois com a Estónia), Luiz Felipe Scolari convocou:

Guarda-redes:
Ricardo (Sporting) e Quim (Benfica).

Defesas:
Jorge Andrade (Deportivo da Corunha), Miguel (Benfica), Caneira (Valência), Nuno Valente (FC Porto), Paulo Ferreira (Chelsea), Ricardo Carvalho (Chelsea) e Rui Jorge (Sporting).

Médios:
Deco (Barcelona), Petit (Benfica), Costinha (FC Porto), Maniche (FC Porto), Tiago (Chelsea), Simão (Benfica) e Cristiano Ronaldo (Manchester United).

Avançados:
Hélder Postiga (FC Porto), Hugo Almeida (FC Porto), Boa Morte (Fulham) e Pauleta (Paris Saint-Germain).

_________________________________
Filipe Queirós @ 13:04  

É amanhã!


Amanhã, no Estádio Louis II, no Mónaco, o FC Porto tenta a conquista de um troféu que o ano passado fugiu para Milão!

Este ano o adversário é o Valência, campeão espanhol e vencedor da Taça Uefa, uma equipa complicada mas, espero, ao alcance do FC Porto.

Vai ser mais um grande desafio para os Campeões Europeus, mas a confiança reina para os lados do Dragão e creio ser possível regressar a Portugal com mais um troféu na bagagem...

_________________________________
Filipe Queirós @ 12:12  

Sorteio da Uefa Champions League

Realiza-se hoje à tarde, às 15 horas portuguesas, o sorteiro de mais uma edição da prova rainha da UEFA, onde o FC Porto aparece inserido no primeiro pote.

Dá-se assim o pontapé de saída para mais futebol espectáculo, alinhando-se as equipas presentes pelos 8 grupos.

Assim, ficam aqui os quatro potes que incluem todas as equipas, salientando-se que cada grupo incluirá uma equipa de cada um dos quatro potes.

Pote 1:
FC Porto; Real Madrid; Valência; FC Barcelona; Manchester United; Bayern Munique; Deportivo Corunha; Arsenal.

Pote 2:
Milan, Liverpool; Juventus; Inter; Roma; Lyon; Chelsea; Panathinaikos

Pote 3:
PSV, Bayer Leverkusen, Celtic, Sparta de Praga, Mónaco, Anderlecht, Ajax, PSG

Pote 4:
Donestk, CSKA, Rosenborg, Maccabi Televiv, Dínamo Kiev, Olympiakos, Werder Bremen, Fenerbahçe

_________________________________
Filipe Queirós @ 11:47  

quarta-feira, agosto 25

Lamentável...

Acabei de tomar conhecimento agora desta foto (com algum atraso, é certo), mas não podia deixar passar sem comentar...






São atitudes destas (repetindo aquilo que já haviam feito na final da Taça do ano passado) que me fazem arrepender por desejar boa sorte ao Benfica nas competições europeias...

É triste...


PS: imagem retirado do Blog do Gil

_________________________________
Filipe Queirós @ 19:11  

Boas notícias!

Afinal, o movimento iniciado à alguns dias a trás, que pretendia que o jogo da Supertaça Europeia, entre o FC Porto e o Valência, fosse transmitido em canal aberto pode já ter dado frutos!

A edição online do jornal desportivo "O Jogo" escreveu à pouco:

17h46 Futebol/Supertaça Europeia: FC Porto-Valência em canal abertoO jogo da Supertaça Europeia de futebol entre o FC Porto e Valência deve ser transmitido em sinal aberto de televisão, por estar "abrangido pelo interesse público", segundo uma nota emitida pelo Ministro de Estado e da Presidência. Morais Sarmento exarou um despacho que "qualifica o jogo FC Porto-Valência de interesse público, o que impõe a sua transmissão em sinal aberto". A acção é justificada no comunicado pelo "interesse público, independentemente das manifestações, legítimas, dos interesses privados e corporativos, entretanto, vindas a público".

Acho muito bem!
Apesar de ser assinante da Sporttv e não ter problema em assistir ao jogo creio que o mais correcto é o jogo ser transmitido em sinal aberto para que todos os portugueses possam assistir a um jogo tão importante, não só para o FC Porto mas também para todo o país!

_________________________________
Filipe Queirós @ 18:34  

Tenham medo... muito medo...

O Robocop está de volta a Portugal, agora para jogar no Penafiel...



É mais um caso para dizer... não havia necessidade!

_________________________________
Filipe Queirós @ 18:13  

Prémios do Futebol Europeu

Amanhã, em Monte Carlo, a Uefa irá entregar os prémios para os melhores jogadores da última edição da Liga dos Campeões.

Após a magnífica campanha do FC Porto, que culminou com a conquista do traféu (ainda sabe tão bem dizer isto!), não é de estranhar a presença de vários jogadores (ou ex-jogadores) portistas nos candidatos aos principais prémios!

Aqui ficam os candidatos aos principais prémios:

Melhor Guarda-Redes:


Iker Casillas (Real Madrid)


Gianluigi Buffon (Juventus)


Vítor Baía (FC Porto)


Melhor Defesa:


Jorge Andrade (Deportivo Corunha)


Pratrice Evra (Mónaco)


Ricardo Carvalho (Chelsea, ex-FC Porto)


Melhor Médio:


Frank Lampard (Chelsea)


Patrick Vieira (Arsenal)


Deco (Barcelona, ex-FC Porto)


Melhor Avançado:


Thierry Henry (Arsenal)

Fernando Morientes (Real Madrid, ex-Mónaco)

Andriy Shevchenko (Milan)

Aceitam-se apostas...


_________________________________
Filipe Queirós @ 17:14  

Desastre europeu...

Mesmo com boas hipóteses de segurem em frentem e atingirem a entrada nas competições europeias tanto Benfica como União de Leiria falharam os seus objectivos.

Como não tive oportunidade de assistir a nenhum dos desafios (o do Benfica por falta de tempo, o do Leiria por falta de interesse das televisões para transmitir o jogo) não vou tecer comentários às exibições dos dois clubes...

A única coisa que posso afirmar é a minha desilusão, tendo em conta que ambas poderiam naturalmente vencer os seus adversários...

Quem perde é o futebol português que fica com menos um representante nas competições europeias (U. Leiria), sendo que o Benfica disputará a Taça Uefa, o que sabe manifestamente a para quem esteve tão perto do regresso à Liga dos Campeões...

_________________________________
Filipe Queirós @ 17:08  

Bronze nos 1500 metros!


Parabéns a Rui Silva, que contra muitas críticas conseguir levar mais uma vez a bandeira nacional às medalhas nos Jogos Olímpicos de Atenas!

_________________________________
Filipe Queirós @ 17:01  

terça-feira, agosto 24

Boa Sorte!

Dois clubes portugueses vão hoje jogar para as competições europeias, tentando carimbar a entrada na Champions League e na Taça Uefa.

Assim, sinceros votos de boa sorte para o Benfica e para a União de Leiria!

Que consigam atingir os seus objectivos e levar mais alto o nome do futebol português!

_________________________________
Filipe Queirós @ 16:31  

segunda-feira, agosto 23

Já que estamos numa onde de arte...


Já cá faltava este!


O Pensador, de Rodin...

Magnífico!
Para inspirar os vossos, e os meus, pensamentos!

_________________________________
Filipe Queirós @ 20:14  

Roubados!

Ontem de manhã, no Museu Munch, em Oslo, Noruega foram roubados os dois mais famosos quadros do pintor norueguês Edvard Munch.
Os dois quadros, "O Grito" e "Madona", foram roubados com o museu aberto ao público, por dois homens armados que mantiveram funcionários e visitantes sobre ameaça.

Um roubo fantástico se atendermos aos valores astronómicos dos dois quadros.
Especula-se qual o destino das duas obras, sendo que o destino mais provável será a incorporação numa qualquer colecção particular, o que reduz muito as hipóteses dos quadros serem recuperados proximamente.
Outra situação equacionada é o pedido de um resgate pelos quadros.

Aqui ficam as duas obras, descritas nas palavras do próprio Munch...

O Grito

"Estava a passear cá fora com dois amigos, e o sol começava a pôr-se - de repente o céu ficou vermelho, cor de sangue -, parei, sentia-me exausto e apoiei-me a uma cerca - havia sangue e linhas de fogo por cima do fiorde azul-escuro e da cidade -, os meus amigos continuaram a andar e eu ali fiquei, de pé, a tremer de medo - e senti um grito infindável a atravessar a Natureza."
"Madona"

"Aquele intervalo em que o mundo pára no seu curso - Toda a beleza do globo está na tua face - Os teus lábios enrubescem tal como o fruto que está para nascer rebenta como se estivesse em sofrimento - O sorriso de um cadáver - Agora a vida dá as mãos à Morte - A corrente está ligada, unindo milhares de gerações dos mortos às milhares de gerações dos que ainda estão para vir."

_________________________________
Filipe Queirós @ 19:56